Câmera dos Rios

Serviço de utilidade pública mantido por A Mineira para monitoramento em tempo real do nível dos rios em Itajubá.

Rio Sapucaí – Itajubá (Panorama)
Ribeirão José Pereira (Shiitake)
Carregando câmeras…

Gráfico do nível do Rio Sapucaí (EM MANUTENÇÃO)

Sobre o serviço

Temos muita sorte de morar em um lugar com uma natureza exuberante. Muita água, muito verde e um povo ciente do valor de tudo isso.

Mas, eventualmente, a natureza nos prega uma peça e o muita água vira muita água mesmo, e alguns de nossos rios transbordam.

Em 2001, depois de um desses excessos de exuberância, percebemos a necessidade de criar uma forma para poder acompanhar a evolução do nível dos rios de uma forma mais prática. Foi quando criamos um sistema de acompanhamento através de câmeras instaladas em alguns pontos estratégicos de nossa cidade.

A primeira foi em frente à FEPI, onde existe uma régua de medição de nível que é referência para todos de Itajubá. Esta câmera foi instalada na Rádio Panorama e filma o Rio Sapucaí em uma grande extensão.

Instalamos também uma câmera na Avenida BPS, em frente ao Restaurante Shiitake. Aquela é o ponto mais baixo da avenida e é o primeiro lugar onde podemos perceber que o nível do Ribeirão José Pereira está preocupante. Esta câmera está mais próxima ao rio e permite uma observação mais detalhada.

Apesar de nunca termos feito qualquer propaganda deste serviço, muitas pessoas acompanham o nível do rio pelo site. O retorno que tivemos de pessoas de Itajubá e das cidades irmãs Santa Rita e Pouso Alegre nos estimula a manter e ampliar o serviço.

Nunca monetizamos ou aceitamos qualquer anúncio nesta página, mas temos que agradecer nossos parceiros que ajudam a manter este serviço ativo.

Nossa parceria com a Ashton Tecnologia (monitoramento remoto) permite disponibilizar alguns dados técnicos sobre a evolução do nível dos rios direto na nossa página.

Ressaltamos que todos esses instrumentos de auxílio e suas informações não bastam para avaliar o risco de cheias. A avaliação correta do perigo de enchentes requer conhecimento técnico, além do acompanhamento das chuvas nas nascentes, do nível de outros ribeirões e de previsões climáticas.

Em períodos críticos, recomendamos fortemente a busca de informações oficiais junto à Defesa Civil (telefone 199).
Apoio:
Panorama FM Restaurante Shiitake Ashton Tecnologia G6 Internet Citrox Prefeitura de Itajubá